Yoga nas empresas

 

Yoga é uma prática milenar de origem indiana que unifica a consciência e busca a valorização da saúde do corpo e da mente, agregando em sua essência a construção de uma consciência ecológica, de respeito à natureza e aos relacionamentos humanos.

 

Há dezessete anos o Yogashala promove e ensina a arte do Yoga, que além de oferecer bem estar, ainda nos ensina a viver mais conscientes e propõe uma visão ética do mundo e de nosso papel nele hoje. Nossa equipe de professores é composta por profissionais altamente capacitados, com formação em Yoga no Brasil, Índia e Estados Unidos, entre outros, além da formação acadêmica em educação-física ou fisioterapia.

 

 

Yoga Laboral

Entre em contato para obter mais informações e agendar uma aula experimental na sua empresa.

HORÁRIOS:

YOGA LABORAL

yoga

Existem diferentes tipos de Yoga, cada qual se adequa às possibilidades e necessidades de cada indivíduo. Há estilos mais suaves, que oferecem relaxamento e reabilitação, e há estilos mais intensos, que proporcionam vitalidade e energia. Contudo, os efeitos e benefícios estão acessíveis a todos, independentemente da idade ou do estado físico de cada um.  

 

Os benefícios do Yoga:

 

• consciência corporal e alinhamento postural;

• respiração e expansão da vitalidade;

• desenvolvimento da força interior;

• auto-conhecimento;

• desenvolvimento da capacidade de
  concentração, foco e meditação;

• disposição física;

• motivação;

• relaxamento e controle emocional;

• fortalecimento da coluna vertebral.

 

A prática regular do Yoga previne:

Stress, dores na coluna, insônia, depressão, ansiedade, tendinites, problemas cardíacos e respiratórios.

 

Além disso, o Yoga melhora a condição do sistema imunológico, ativa a circulação, estimula o funcionamento de todos os órgãos, trabalha glândulas e entre tantos outros benefícios, proporciona equilíbrio emocional.

 

Objetivo do Programa Yoga nas Empresas:

 

Proporcionar aos funcionários a prática do Yoga e a integração de equipes, melhorando a qualidade de vida e, conseqüentemente, maximizando a produtividade e a motivação.

 

Integração

 

As aulas coletivas desenvolvem a união das equipes, promovem motivação, autoconfiança, liderança e outros objetivos mais específicos determinados pelo departamento de Recursos Humanos.

 

Os depoimentos de empresários e as pesquisas demonstram que as empresas que investem em programas contínuos com Yoga e integração diminuem gastos muito expressivos com faltas por doenças, desmotivação e abandono do trabalho. Por esse motivo, a implantação de um Programa de Yoga já faz parte da estratégia de inúmeras empresas, tais como a Concessionária Sopave, Petrobrás, Prodam, Varig, Scania, entre outras renomadas empresas.


Sugerimos dois formatos de aulas, e podemos adequar às aulas de acordo com a necessidade da empresa:

 

 

Yoga Laboral

 

Prática de Yoga orientada que auxilia na prevenção e cura da LER (Lesão por Esforço Repetitivo), além de melhorar a postura e a atenção. A aula é ministrada no próprio local de trabalho, adaptando os próprios utensílios do ambiente, como cadeiras e mesas.

 

Nesta prática são feitos alongamentos, exercícios de respiração e de concentração com a duração de 20 minutos – 3 vezes por semana.

 

Conteúdo:

- Conscientize-se: postura e atitude no ambiente de trabalho

- Yoga dentro e fora do escritório

- Respiração: a consciência que alivia tensões

- Relaxamento: o “happy hour” do Yoga

 

 

* Atualmente prestamos esse serviço para o escritório da Petrobrás em Florianópolis e no Restaurante Central

 

 

Yoga para o Bem-Estar e Saúde

 

Prática de posturas (ásanas) aliadas à respiração, promovendo a massagem nos órgãos, o alongamento e fortalecimento dos músculos e, portanto a redução das tensões no corpo e a melhora na postura.  

 

A estimulação do sistema respiratório através dos exercícios de respiração yógicos (pranayamas), além de aumentar a capacidade pulmonar, proporciona uma mente calma e clara, pois os estados de consciência estão diretamente ligados ao ritmo respiratório. E através da respiração acontece o processo eficaz de eliminação de toxinas. Estudos demonstram que das substâncias desnecessárias ao corpo em média 70% saem via expiração.

 

Ao final de cada aula, o professor conduz a um relaxamento consciente, é quando os órgãos e glândulas do corpo absorvem a energia produzida pela prática.

Com o tempo a pessoa passa a ter mais energia disponível, distribuída de forma mais eficaz e assim todos os sistemas passam a funcionar em sintonia, melhorando a integração do ser em todos os seus aspectos.

* Para esta prática, que deve acontecer de duas a três vezes por semana, com a duração de uma hora, a empresa deverá disponibilizar uma sala e os tapetes de Yoga.

 

 

Horário adequado para práticas:

 

Antes ou após a jornada de trabalho ou no intervalo de almoço. A prática é coletiva com duração de 1 hora, reunindo e integrando pessoas de diferentes setores. Após a prática de Yoga são evidentes os benefícios imediatos que podemos vivenciar em nosso corpo e mente. Para que a sensação de bem estar seja efetiva, o ideal é a prática numa freqüência mínima de 2 aulas semanais.