A Naturologia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar.

 

Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida. Tem como ferramenta as Práticas Naturais e possui como base as Medicinas Tradicionais: Chinesa, Ayurvedica e Xamânica.

 

Confira algumas formas de abordagem da Naturologia:

 

Arteterapia: designa a utilização de recursos artísticos (pintura, desenho, gravura, modelagem, máscara, marionetes) em contextos terapêuticos.

 

Musicoterapia: uutilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia)  num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos.

 

Fitoterapia: uso das plantas medicinais tanto internamente –chás, cápsulas, extratos vegetais, tinturas – quanto externamente – emplastros de plantas medicinais, compressas com chás, massagens com bolsas de ervas medicinais, fitopuntura.

 

Aromaterapia: arte e ciência do uso de óleos essenciais de plantas em tratamentos.

Cromoterapia: é o tratamento terapêutico com raios de luz coloridos. Esses raios atuam de modo a “restabelecer a harmonia do seu corpo, recuperando assim a saúde e o bem-estar. Usada como energia, a cor tem o poder de acalmar, excitar, inspirar, equilibrar, manipular, criar um estado de harmonia e curar”.

 

Geoterapia: tratamento com a terra, mais precisamente com a argila. Os mecanismos que envolvem essa técnica produzem resultados significativos à saúde. Na argila há a disponibilidade de minerais capazes de progredir em uma ação biodinâmica (reação de átomos) e, então, permitir o seu acesso ao organismo através da osmose e difusão. Na osmose o movimento de líquidos facilita a hidratação da camada córnea quando a massa de argila entra em contato com a pele. No entanto, a mineralização ou efeito mineralizante, ocorre por ligações químicas (iônicas) que compreendem a difusão (MEDEIROS, 2007).

 

Florais de Bach: criados na Inglaterra, em 1930, pelo médico inglês Dr. Edward Bach, os Florais de Bach tratam o indivíduo através da informação energética de determinadas flores (CHANCELLOR, 1971). “Ao cuidar dos pacientes com esses remédios, não se leva em conta a natureza da enfermidade; trata-se o indivíduo e, quando este melhora, sua enfermidade se vai, pois é expulsa pelo retorno da saúde” (BACH, 2006, p.71).

Dançaterapia

Hatha Yoga

Chakra Yoga

Please reload

NATUROLOGIA

APLICADA

agende UM horário:

* confirmaremos sua consulta, via telefone ou e-mail, informando a disponibilidade de horários.