top of page

AGENDA

Confira os cursos, workshops, retiros e eventos durante o ano.

índia 2024

india2024.jpg

Viagem à Índia - “Navaratri Yatra” 2024 : Programe-se para esta peregrinação!
Roteiro:

Dia 1
29/09/2024
: Domingo | São Paulo - Nova Delhi
Saída do Brasil para a Índia.


01/10/2024: terça-feira | São Paulo - Nova Delhi
Chegada em Delhi na parte da manhã. Check in no hotel com algumas horas para descanso. O grupo irá passear e visitar alguns monumentos.
O grupo almoça junto no restaurante do hotel e à tarde visitaremos a cidade. Delhi é uma das mais antigas cidades ainda vivas do mundo.
Visitaremos vários monumentos importantes de sua história, cultura e estética.
Passearemos pelo centro comercial de Delhi e visitaremos um Templo Sikh, onde desfrutaremos de uma atmosfera pacífica e tranqüila. A religião Sikh tem raízes no hinduísmo e sufismo, criada por um Guru indiano no século XV, e apresenta
princípios universais de 
compaixão e respeito ao próximo. Visitar este templo e ouvir por momentos os cânticos sagrados ecoando ao redor.


Dia 2
02/10/2024
: quarta-feira | Nova Delhi - Varanasi
Depois do café da manhã, checkout do hotel para o aeroporto para pegar voo doméstico até Varanasi.
Varanasi, é a cidade mais antiga do mundo que continua viva até hoje. O nome resulta da combinação dos nomes dos rios Varuna e Asi, tem, segundo os hindus, 5000 anos de história. Existem outros dois nomes para a cidade, Benaras (aquilo que emociona) e Kashi (cidade da luz, o nome mais antigo).
Esta cidade que, de acordo com a mitologia, foi fundada por Shiva, é o centro espiritual do hinduísmo e o local de nascimento do budismo.
Por isso, pela presença massiva de peregrinos de todo o tipo e lugar, tomados por uma nostalgia e concretização religiosa e espiritual, a sua atmosfera seja distinta de qualquer outra cidade que visitamos até hoje. Os crentes, adornados com as vestes próprias de cada crença, tão distintas entre si, misturam-se de forma pacífica e harmoniosa, numa combinação de cores e tradições exóticas.
Varanasi, com sua antiguidade milenar, é um destino espiritual e culturalmente rico às margens do sagrado rio Ganges, na Índia. Conhecida como a cidade mais antiga continuamente habitada do mundo, Varanasi é um centro de peregrinação hindu, onde os visitantes testemunham rituais religiosos fervorosos e exploram becos labirínticos que abrigam templos antigos, ghats de banho e mercados vibrantes. É um lugar onde a espiritualidade, tradição e caos se fundem para criar uma experiência única e memorável.
Aqui, o rio sagrado do Ganges percorre a cidade; Rios, para os indianos, são locais que renovam o espírito e os conectam com suas raízes e valores; e nos liga com o fluxo e ritmo da vida espiritual.

Dia 3
03/10/2024
: quinta-feira | Varanasi
Começamos nosso dia antes do nascer do sol, dando início às práticas espirituais especialmente para a ocasião do Navaratri.
No primeiro dia do Navratri, começa nosso sadhana em grupo. Com práticas guiadas pela professora Andrea e mantras especiais para a data com o Ananda Jyothi.
Simbolizando vitória da positividade sobre a negatividade, Navratri literalmente significa ‘nove noites’ em Sânscrito; Nav- Nove e Ratri – noite. Durante estas nove noites e dez dias, as três formas de divindade feminina - Durga, Lakshmi e Saraswathi – são invocadas.
Durante o dia faremos um passeio guiado por templos importantes da cidade.

Dia 4
04/10/2024
: sexta-feira | Varanasi
Começamos nosso dia antes do nascer do sol, dando início às práticas espirituais especialmente para a ocasião.
Em meio à grande celebração, com a benção da Devi, e o poder feminino shakti, a mente pode ser levada a outros níveis de consciência. Para trazer a mente de volta para o centro, mantemos um alegre silêncio interior, consciente. A mente está sempre condicionada a um padrão, por isso vamos iniciar com mantras e práticas, para ajudar a trazer equilíbrio e transformação, nessas nove noites.
Durante o dia, faremos um passeio guiado por templos importantes da cidade.

Dia 5
05/10/2024
: sabado | Varanasi
Começamos nosso dia antes do nascer do sol, iniciando nosso último dia em Varanasi. Na parte da tarde, partiremos para o sul da Índia.
Sem considerar as qualidades da criança, a mãe sempre ama seu filho, assim é com a Mãe Divina. Você está sendo convidado a se abrir para este processo, que será sentido e percebido com mais ênfase, por cada um de nós, durante a viagem. Toda essa força nos apoia, e revela nossas qualidades divinas. Isto pode acontecer somente quando praticamos nosso “sadhana” (prática espiritual). Estes nove dias do “Navaratri” são para lembrarmos de sermos bons sadhak (buscadores) e, toda busca espiritual ocorre com a graça do Divino, que possamos estar abertos para esta abundante força espiritual.

Dia 6
06/10/2024
: domingo | Cochin
Kerala é conhecida como a terra dos 3 “A”s: ayurveda, arquitetura e astrologia.
É uma região banhada pelo mar e por centenas de canais de água doce, chamados de “backwaters”, que trazem um charme especial para a região.
É dito nas escrituras que qualquer um percebe o ego através do “sadhana”, “seva”, “satsang” (encontro de pessoas com o propósito devocional) e da graça do “Guru”.
Estes nove dias são uma oportunidade de se tornar completo com o “sadhana”, “seva” (servir aos outros sem expectativa), “satsang” e naturalmente, com a graça do Mestre que está sempre em nós.
Continuamos nossa peregrinação do “Navaratri” até Cochin. Iniciamos nossas práticas pela manhã.
Após café da manhã, visita às ruas de Fort Cochin, bairro histórico de Cochin - Kerala, onde se estabeleceram vários povos que vieram para a Índia em busca das especiarias, entre eles, judeus, romanos, árabes, portugueses e holandeses. Visitaremos Matanjery, antigo bairro dos judeus, lugar de muitos antiquários e antigo mercado de especiarias, excelente para fazer boas compras e conhecer sobre a arte indiana, suas esculturas em pedra, madeira entalhada e bronze, além das peças de decoração, encontramos também a rica tradição da joalheria e tecelagem da Índia.

Em Matanjery vamos conhecer um dos maiores antiquários da Índia, “Crafters”, que já recebeu visitas ilustres de várias figuras importantes do mundo inteiro. Visitaremos também um dos palácios do Maharaja de Kochi e a mais antiga Sinagoga da Índia.

À tarde teremos tempo livre para compras e passeios pelo charmoso bairro de Fort Kochi. À noite assistiremos a um show de Kathakali – teatro-dança típico de Kerala; teremos um jantar num restaurante típico da cidade, onde é servida uma das melhores cozinhas da região, regada a leite de coco.


Dia 7
07/10/2024
: segunda feira | Cochin
Após o café da manhã, continuaremos com as práticas diárias do “Navaratri”.
Continuaremos com os “sadhanas”, mantras e atividades de purificação, com as bençãos do conhecimento da Mãe Divina.

A Mãe é o nosso primeiro Guru, que nos guia no caminho da justiça, ela é a provedora de alimento para seus filhos, protetora de sua família e sustentadora do “dharma” (o que está estabelecido, lei, dever, direito) e tradições.
Após as práticas, checkout do hotel e saída em direção ao vilarejo de Ooramana, na casa de Ananda Jyothi. Será feito check in num hotel próximo e teremos um almoço especial na casa do Jyothi.
À tarde visitaremos o “Ashram” (morada de um Guru espiritual) que fica localizado há 35 km de Cochin. No local do “Ashram” fica a casa onde nasceu Shankara Acharya, o grande santo e sábio da Índia, maior intérprete do Vedanta, filosofia do autoconhecimento. Passaremos uma noite no local, vivenciando as atividades de “Navaratri” do “Ashram”. Retorno ao hotel à noite.


Dia 8
08/10/2024
: terça feira | Kollencherry - Munnar
De manhã teremos prática dos “sadhanas” de “Navaratri” com mantras e meditação, visitaremos o templo do vilarejo de Jyothi. Depois do café da manhã partiremos para Munnar que será uma viagem de 90km, cerca de 2-3 horas.
Realizaremos o check in no hotel.
Localizada numa altitude de 1.600 metros acima do nível do mar, a paisagem de Munnar é um espetáculo natural incomparável, com montanhas desenhadas pelas plantações de chás sob o céu azul e brisa fresca. O grupo ficará hospedado numa pousada situada numa das montanhas de Munnar. Após uma caminhada pelas trilhas do local, passearemos pelo vilarejo de Munnar, visitaremos plantações de chás e especiarias. Faremos visitas em fábricas de óleos essenciais e de chás.


Dia 9
09/10/2024
: quarta feira | Munnar - Madurai
Após o café da manhã teremos yoga dando continuidade às práticas do “Navaratri”. Saímos para Madurai e chegamos no horário do almoço.
Durante as 17:00 horas teremos visita no templo de Meenakshi com programas culturais e shows para o “Navaratri”.
“Navratri” purifica a consciência individual e universal, o meio ambiente e a criação, buscando erradicar a miséria, tristeza e dor do mundo. “Navratri” é dividido em conjuntos de três dias, para adorar três diferentes aspectos da Deusa suprema. Para saber mais sobre estes três aspectos, se medita durante o “Navaratri” em Durga, Laxmi e Saraswati.
Uma das maiores cidades-templos, Madurai abriga um dos maiores complexos de templos da Índia, dedicado a Shiva, conhecido como Sundareshvara (Belo Deus), e sua esposa Parvati ou Meenakshi (Deusa dos olhos de peixe), foi construído originalmente pela dinastia Pandyas no século VII a X. O complexo é abençoado com arte e espiritualidade, com colunas esculpidas em pedra, corredores, ruas concêntricas, tanques, lojas, santuário principal, e museu localizado no salão das 1.000 colunas de pedras entalhadas. Ao todo são 33 mil esculturas em pedras, numa atmosfera sagrada e com muita devoção.

Dia 10
10/10/2024
: quinta feira | Madurai
Durante a manhã teremos práticas do “Navaratri”. Visita ao templo e participação nos rituais especiais para o “Navaratri” que ocorrem dentro do templo.
O “Puja Ayudha” é realizado em muitas partes do sul da Índia, no dia “Mahanavami” (Nono dia), com muita fanfarra, implementos agrícolas, todos os tipos de ferramentas, livros, instrumentos musicais, equipamentos, máquinas e automóveis, são decorados e adorados neste dia, juntamente com a adoração a deusa Sarasvati.
O “puja” (cerimonia ou ritual) em nosso coração é para se entregar para a Mãe Divina. Às vezes, no ocidente a palavra entrega é entendida de maneira diferente. Na espiritualidade indiana, tem um significado belo e profundo, quando nos entregamos a Mãe Divina, os resultados são surpreendentes; uma resposta natural de seu amor e bênção.

Dia 11
11/10/2024
: sexta feira | Madurai
Visita e participação de rituais no templo de Meenakshi durante a manhã.
Estes nove dias são preenchidos com “pujas” especiais, “yagnas”, “HOMAS”, jejum, meditação, silêncio, canto e danças em homenagem à Mãe Divina, toda a sua criação, todas as formas de vida, todas as formas de arte, música e conhecimento. Ela é adorada como a salvadora da humanidade, que salva da ignorância e todas as formas do mal.

Dia 12
12/10/2024
: sabado | Madurai - Tanjavoor
Pela manhã, visitaremos o templo de Meenakshi, participando dos rituais. Após o café da manhã, check out do hotel e partiremos para Thanjavur. A viagem durará 3 horas.
Thanjavur é um importante centro de religião, arte e arquitetura do sul da Índia. A maioria dos Grandes Templos Vivos dos Chola (antiga civilização da Índia), que são monumentos do Património Mundial da UNESCO, estão localizados dentro e em torno de Thanjavur. O mais importante deles, o Templo Brihadeeswara, localizado no centro da cidade. O templo tem 1008 anos.
No dia 10 é comemorado o "Vijaya Dashami".
O fio comum que percorre as diferentes histórias do Vijaya Dashami é como o bem sempre vence o mal – “Dharma” sobre “Adharma”. Não importa o quão difícil seja e não importa quanto tempo leve. Ravana, Mahishasura e os Kauravas representam as mesmas coisas – escuridão, ego, ganância, egoísmo, preconceito, etc. As histórias apelam para nossa natureza espiritual – nos dizendo para derrotar a negatividade dentro de nós e tentar alcançar a iluminação.


Dia 13
13/10/2024
: domingo | Tanjavoor
Práticas de yoga, meditação e mantras durante a manhã. Visita ao templo de Shiva. Apos o café da manhã viajaremos por 1:30 horas para conhecer o vilarejo onde Swami Dayananda Saraswati nasceu e cresceu. Um lugar simples e de espiritualidade profunda. Existe um centro de meditação da fundação do Swami Dayananda que visitaremos. Teremos um satsanga com o Swami residente. Almoço no local. Retorno para Tanjavoor durante a tarde.
Visita ao templo em Tanjavoor na parte da tarde.
Visitaremos o Templo de Brihadisvara, templo do estilo dravidiano de arquitetura religiosa. É o maior templo da Índia e uma das maiores glórias da arquitetura indiana. Faz parte do sítio classificado pela UNESCO como Património da Humanidade denominado " Grandes Templos Vivos de Chola".
Dedicado à Shiva Rudra, o lingam do templo é provavelmente o maior já feito, e foi originalmente chamado Adavallan, que é um bom dançarino - para atrair a figura de Shiva Nataraja, tradicional no sul da Índia . O templo está coberto interno e externamente , o que é muito raro, por um grande número de esculturas. O Nandi , que data do período Nayaka, é consistente com as proporções do edifício. Este é um Nandi monolítico pesando cerca de 25 toneladas de 4 metros de altura e 5 metros de comprimento.


Dia 14
14/10/2024
: segunda | Tanjavoor - Coimbatore
Práticas de yoga e meditação. Saída para Coimbatore após o café da manhã. Viagem em torno de 5 horas de estrada. Check in no hotel em Coimbatore. Almoço no hotel. Às 16 horas visitaremos o “Ashram” do Sadhguru e conheceremos o lugar. Retorno ao hotel durante a noite. Saída para Kerala no dia seguinte.

Dia 15 - 19
15/10/2024
: segunda | Coimbatore - Kerala
Faremos um tratamento de 4 dias num spa de ayurveda.
Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional.
Além de se utilizar de alimentação adequada, fitoterapia, yoga e outras técnicas, a massagem é uma das principais formas de tratamento utilizada pelos médicos e terapeutas ayurvédicos. Surgida na cultura dos Vedas, não é apenas uma das mais antigas e sim uma das mais completas técnicas naturais para restabelecer o equilíbrio físico e psíquico.
Trata-se de uma massagem profundamente relaxante, atuando no campo físico e
energético, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal. Tem como objetivo restaurar o bem-estar físico, mental, energético e emocional.


19/10/2024: sexta | Kerala
Iremos para um passeio de “Houseboat”.
O passeio de “houseboat” é dos mais famosos de Kerala, pois são antigas embarcações que no passado eram utilizadas para o transporte de arroz e especiarias, e atualmente adaptadas para o turismo. Os barcos navegam na região dos “backwaters”, que são canais de água doce, local famoso por suas florestas de coqueiros, durante o qual podemos observar a vida dos ribeirinhos e belas plantações de arroz. É uma passeio inesquecível!
Passaremos o dia a bordo de um “houseboat” transitando pelos “backwaters” de Kerala, conhecendo os vilarejos na beira dos canais, com uma vida simples e integrada à natureza.
O almoço e o chai da tarde tomaremos no barco.


Dia 20
20/10/2024:
sábado | Kerala - Retorno ao Brasil

Para maiores informações preencha a ficha abaixo:

namastÊ!

bottom of page